Migrantes arriscam a vida à procura do “sonho americano”

Filed under: Ocidente |

Milhares de migrantes partem todos os anos da América Central rumo aos Estados Unidos arriscando a sua vida à procura do “sonho americano”

Enquanto o governo de Donald Trump reforça as infra-estruturas fronteiriças com o muro entre os Estados Unidos e o México, os traficantes de pessoas e drogas recorrem cada vez mais ao oceano Pacífico para entrar em território norte-americano.

A Administração Trump investiu 10 mil milhões de dólares para melhorar as infra-estruturas na fronteira terrestre ou construir um muro fronteiriço entre os EUA e o México.

De acordo com os relatórios dos agentes fronteiriços da área da São Diego, na Califórnia (Sudoeste dos EUA), notou-me recentemente um aumento do número de tentativas de contrabando e tráfico humano através do oceano Pacífico.

Para as organizações defensoras dos direitos humanos os migrantes na sua necessidade de alcançar o famoso “sonho americano” arriscam a vida contratando traficantes que os levam pelo mar.

De acordo com a Guarda Costeira recentemente foram detidas várias embarcações de pequeno porte com famílias de migrantes, na sua maioria conduzidas por traficantes, em muitas ocasiões estes traficantes de pessoas fugiram quando viram as autoridades deixando os migrantes à deriva.

Imagens difundidas pelo Gabinete de Protecção Aduaneira e Fronteiriça (CBP, na sigla em inglês) dos EUA demonstram a intenção por parte de um grupo de 13 indocumentados em entrarem de modo irregular no país norte-americano, de acordo com estas mesmas autoridades desde Setembro que este tipo de detenções subiu.

Rosie Orbach

© HispanTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *