PSOE assina pré-acordo de coligação com Unidas Podemos em Espanha

Filed under: Ocidente |

Dois dias após as eleições legislativas, Pedro Sánches e Pablo Iglesias anunciaram um pré-acordo para a formação de um governo progressista em Espanha.

Após as eleições do passado Domingo, os líderes do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e do Unidas Podemos, Pedro Sánchez e Pablo Iglesias, respectivamente, assinaram um pré-acordo para formar um governo de coligação. Contudo, para formar governo, necessitam do apoio de outras forças políticas.

As duas formações assumem um “compromisso na defesa da liberdade, da tolerância e do respeito pelos valores democráticos como guia da acção do governo”. Entre os desafios que terão que enfrentar nesta legislatura destaca-se a forte presença do Vox nas instituições.

O partido de extrema-direita com o seu discurso xenófobo e de unidade nacional conseguiu atrair eleitores de áreas historicamente trabalhistas. Estima-se que nas eleições de Domingo o PSOE tenha perdido cerca de 300.000 votos para o Vox.

Este obteve 52 mandatos no passado Domingo, com os quais terá uma maior capacidade para entorpecer a actividade parlamentar.

Sánchez e Iglesias estão conscientes dos desafios que irão afrontar o novo governo. Mas antes, deverão captar o apoio de outras forças para que esse projecto se torne possível. Os socialistas e o Unidas Podemos constituem 155 dos 350 deputados que constituem a Assembleia.

David Hernández

© HispanTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *